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Curso Técnico em Informática

 

Descrição Geral
Competências Profissionais Gerais do Técnico da Área de Informática
Perfil Profissional do Técnico em Informática
Área de Atuação do Técnico em Informática
Coordenador do Curso

 

Descrição Geral


Com o crescimento da Internet e das redes de computadores, além do aumento do número de computadores em residências e empresas, o Técnico em Informática tem sido um profissional bastante requisitado. Ele pode atuar com vínculo empregatício ou de forma autônoma, nos limites de sua responsabilidade técnica, junto a residências, indústrias, empresas comerciais ou instituições governamentais que utilizem tecnologias de informação. Pode trabalhar com atividades de manutenção de equipamentos de Informática; manutenção, instalação e configuração de redes de computadores; assessoria, consultoria e treinamento em Informática; desenvolvimento de softwares; e provedores de acesso à Internet.

O Curso Técnico em Informática tem formado alunos desde 1997. Em 2007, uma nova grade curricular foi implantada para atender às novas demandas que o mercado de trabalho exige. A infra-estrutura do curso conta com seis laboratórios de Informática, com computadores modernos e suficientes para proporcionar um aluno por máquina, além de acesso gratuito à Internet. Durante o curso, os alunos são conscientizados a não utilizarem softwares "piratas" e são apresentadas a eles alternativas de baixo custo e altamente eficazes em software livre, como por exemplo o Linux, OpenOffice.org, Firefox, dentre outras.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, aprovada em 05/10/99, o Curso Técnico em Informática pertence à área profissional de Informática e tem determinada sua carga horária mínima em 1.000 horas, acrescidas do estágio supervisionado, quando for o caso. A Resolução CNE/CEB nº 4 de 08/dez/99 define as competências profissionais gerais do técnico por área profissional.

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Competências Profissionais Gerais do Técnico da Área de Informática


As competências profissionais gerais do Técnico em Informática são:

  • Identificar o funcionamento e relacionamento entre os componentes de computadores e seus periféricos.
  • Instalar e configurar computadores, isolados ou em redes, periféricos e softwares.
  • Identificar a origem de falhas no funcionamento de computadores, periféricos e softwares avaliando seus efeitos.
  • Analisar e operar os serviços e funções de sistemas operacionais.
  • Selecionar programas de aplicação a partir da avaliação das necessidades do usuário.
  • Desenvolver algoritmos através de divisão modular e refinamentos sucessivos.
  • Selecionar e utilizar estruturas de dados na resolução de problemas computacionais.
  • Aplicar linguagens e ambientes de programação no desenvolvimento de software.
  • Identificar arquiteturas de redes.
  • Identificar meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação, reconhecendo as implicações de sua aplicação no ambiente de rede.
  • Identificar os serviços de administração de sistemas operacionais de rede.
  • Identificar arquitetura de redes e tipos, serviços e funções de servidores.
  • Organizar a coleta e documentação de informações sobre o desenvolvimento de projetos.
  • Avaliar e especificar necessidades de treinamento e de suporte técnico aos usuários.
  • Executar ações de treinamento e de suporte técnico.

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Perfil Profissional do Técnico em Informática


Profissional com sólida base de conhecimentos tecnológicos, capacidade gerencial e de adaptação a novas situações, postura ética pessoal e profissional, com as seguintes Competências Profissionais Básicas:

  • Participar da construção de sistemas a partir de uma documentação previamente elaborada pelo Analista de Sistemas podendo, inclusive, contribuir na concepção e no desenho do mesmo.
  • Planejar, criar, implantar e dar manutenção em páginas Web estáticas e dinâmicas.
  • Elaborar manuais de instalação e operação de programas para computador.
  • Elaborar listas para compra de equipamentos e suprimentos de Informática.
  • Dar suporte ao usuário, implantando aplicativos e utilitários, tirando dúvidas e orientando os usuários.
  • Instalar, operar e dar manutenção em redes locais de computadores de pequeno e médio porte.
  • Montar um computador pessoal, instalando e configurando todos os componentes de software e hardware;
  • Lecionar cursos de aplicativos e sistemas operacionais a pessoas interessadas em operar o computador;
  • Ajudar na integração do computador com a Internet e os seus serviços

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Área de Atuação do Técnico em Informática


O Técnico em Informática atua nas seguintes áreas:

  • Empresas de manutenção de equipamentos de Informática.
  • Empresas de manutenção, instalação e configuração de redes de computadores.
  • Empresas de assessoria, consultoria e treinamento em Informática.
  • Empresas voltadas ao desenvolvimento de softwares.
  • Empresas provedoras de acesso à Internet.
  • Todo tipo de empresa que utilize recursos de Informática.
  • Forma autônoma.

Obs.: O Técnico em Informática poderá atuar de forma autônoma, nos limites de sua responsabilidade técnica, junto a indústrias, empresas comerciais ou instituições governamentais que utilizem tecnologias de informação, podendo atuar em diversas atividades ligadas a planejamento, projetos, comercialização, implantação, operação e manutenção de sistemas de Informática

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Coordenador do Curso